top of page
Buscar

Como nasceu a Oh My Bread!

Atualizado: 26 de fev. de 2023

Conheça a história por traz de uma das maiores empresas de pães artesanais de fermentação natural do Brasil.


Anna Vladimirovna Makarenko — carinhosamente chamada de Anya — é a grande figura por traz da Oh My Bread! Natural de Seversk (Rússia siberiana) e radicada no Brasil desde 2015, Anya nunca havia pensado em fazer pães. Com formação em música em São Petersburgo, trabalhou durante anos com suas grandes paixões: o canto popular e os cafés urbanos. O Brasil entrou em sua vida quando conheceu a MPB (por meio da Bossa Nova), o que a levou a estudar fervorosamente português e a viajar, em quatro ocasiões, para o Rio de Janeiro. O destino a conduziu posteriormente a Joinville/SC, onde o encanto da música e dos cafés, desta vez, não se fizeram presentes... Permanecia em seu íntimo, no entanto, a inquietação artística, que a levou paulatinamente ao cultivo de um novo ofício: a panificação artesanal de longa fermentação.


O que era para ser apenas um hobby tornou-se, rapidamente, um novo negócio. Os pães feitos em casa, e oferecidos a familiares e amigos, tornaram-se cada vez mais elogiados. Até que vieram os inevitáveis conselhos: por que você não os vende? Dito e feito: as vendas começaram com os vizinhos de porta, e logo se estenderam ao bairro e redondezas, onde as entregas eram feitas de bicicleta (como na foto acima, registrada em 2015). A primeira loja, perto de casa, foi inaugurada em 2016: uma pequena área de atendimento na frente e uma pequena cozinha atrás. O sucesso foi total, o que levou Anya e seus sócios a transferirem a produção para um lugar maior, com equipamentos mais profissionais.


A ideia de se fazer uma franquia não surgiu de início, mas foi consequência do interesse de alguns clientes em terem uma lojinha — fofa e aconchegante — da Oh My Bread!, com seus três pilares fundamentais: alta qualidade, preço competitivo e ótima experiência de compra. Assim foram-se aumentando as lojas e, consequentemente, o volume de pães produzidos e de padeiros contratados... Uma só pessoa já não dava conta de toda a equipe. Foi quando ingressou para o time uma peça fundamental para o futuro da Oh My Bread!: a chef Michele Alam (foto abaixo, à direita da Anya), que à época dava aulas de panificação em Joinville e hoje, além de seguir na carreira docente, é pós-graduanda em Nutrição. Consolidou-se assim, a força motriz que garante a qualidade e diversidade dos produtos da marca.



A ideia de se fazer uma franquia não surgiu de início, mas foi consequência do interesse de alguns clientes em terem uma lojinha da Oh My Bread, com seus três pilares fundamentais: alta qualidade, preço competitivo e ótima experiência de compra.

Enquanto Anya e Michele cuidavam da produção, os sócios Juliano Gaeschlin, Carolina Gaeschlin e Pedro Eyler tocavam a administração, marketing e expansão da marca, que já se encontra presente em diversas cidades de Santa Catarina e no Paraná. Recentemente, foi lançado também um curso da empresa, no qual a "aprendiz de padeira" Jeane ensina aos curiosos da panificação artesanal a seguirem os primeiros passos da Anya. Por essa razão, o curso foi batizado de Meu Primeiro Pão.


E assim consolidou-se a Oh My Bread!, com uma visão de futuro direcionada ao aperfeiçoamento dos processos de produção e ao incremento da experiência de compra dos clientes. O time segue trabalhando, em conjunto com os franqueados, na mira do crescimento de uma cultura de prosperidade, sabor, saúde e criatividade.





969 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 Comments


deborans1
May 08

Como faço pra receber informações para ter uma franquia ?

Like

emersonkieras
Feb 01, 2023

Ola bom dia, historia de voces eh incrivel!!! e me identifico muito com paes, tambem gostaria de entender o projeto de franquia. meu contato emersonkieras@outlook.com

Like

joanaaugustahardt
Jan 26, 2023

Olá, tudo bem? Como faço pra conseguir informações sobre a franquia?

Like

Denilson Jorge
Denilson Jorge
Jan 25, 2023

Muito legal a história.

Like
bottom of page